O IRS está finalmente se movendo para aplicar o FATCA - exatamente o que o programa precisa há algum tempo. & nbsp; Em um relatório que confirmou o que já sabíamos, em 5 de julho de 2018, o Inspetor-Geral da Administração Tributária do Tesouro dos EUA (TIGTA) emitiu um relatório contundente que a aplicação do programa FATCA do Tesouro dos EUA / Receita Federal dos EUA até o momento tem sido fraca para inexistente. A execução está mudando e nenhuma instituição financeira deve se arriscar a ser o exemplo de não conformidade.
Se considerarmos pela primeira vez a revisão ridícula da falta de resultados até o momento, o relatório do Inspetor-Geral sobre os esforços do FATCA da Receita Federal começa com um resumo sucinto e condenatório, declarando:
"O TIGTA determinou que, apesar de gastar quase US $ 380 milhões, o IRS tomou ações limitadas ou nenhuma ação na maioria das atividades planejadas descritas no Roteiro de Conformidade da FATCA."
Seja em resposta a este relatório, seja em projeto, o que se segue é como o IRS está agindo.
Quais instituições financeiras estão em maior risco? (Meu espaço reservado inserido aqui)
Discussões sobre uma abordagem multifacetada da aplicação da conformidade, mas, embora toda instituição financeira global enfrente maior risco de não conformidade, são as instituições financeiras globais que dependem dos relacionamentos bancários correspondentes para atender seus clientes que enfrentam o maior risco. Observe as cinco pontas da imposição reforçada, mas especialmente a primeira.
Os esforços de execução incluem:
- O primeiro ponto é a pressão exercida sobre os bancos de correspondência dos EUA. Relatórios recentes de bancos dos EUA indicam que eles estão recebendo um escrutínio cada vez maior durante as revisões regulatórias sobre o uso da conformidade com o FATCA nos correspondentes relacionamentos bancários.
1. O relatório completo pode ser encontrado aqui: https://www.treasury.gov/tigta/auditreports/2018reports/201830040fr.pdf
- O segundo ponto visa a rescisão de acordos intergovernamentais (IGAs) com países que ainda não assinaram ou aderiram a seus requisitos de relatório.
- O terceiro ponto é direcionado àqueles FFIs que têm clientes que possuem renda estrangeira autorreferida por meio dos requisitos de relatórios do US FBAR e US 8938, mas não apresentaram os relatórios correspondentes do FATCA 8966. & nbsp; O IRS pode colocar essas instituições financeiras em aviso prévio, dando a elas um período corretivo de 18 meses para sanar as deficiências. A falha em remediar deficiências durante esse período corretivo resultaria em expulsão do programa FATCA e a FFI ficaria sujeita à retenção de 30% da renda do FDAP de origem norte-americana.
- A quarta ponta tem como alvo as instituições financeiras financeiras com subordinação direta ao IRS. O fechamento do Responsible Officer COPA (Certificação de contas pré-existentes) e das Certificações periódicas prorrogadas em 18 de dezembro de 2018 parece estar abrindo caminho para responsabilizar as instituições financeiras estrangeiras. & nbsp; Exceto pelas NFFEs de Relatório Direto, as FFIs sem contas relatáveis não precisam registrar um Relatório Zero. & nbsp; No entanto, todas as FFIs que se reportam diretamente ao IRS precisam registrar certificações de RO. & nbsp; Falha ao registrar essas certificações é uma falha em cumprir os compromissos da FFI com a FATCA e pode indicar uma falha da FFI em cumprir seus outros requisitos de relatório. Os recursos incluem um período corretivo de 18 meses, seguido pela expulsão do programa FATCA e implementação de 30% de multas na fonte sobre a renda do FDAP de origem norte-americana.
- Um quinto pino tem como alvo cidadãos dos EUA que foram relatados pelas FFIs nos relatórios da FATCA 8966 como possuindo ativos no exterior e que não declararam esses ativos.
O que esperar
Como em qualquer programa de regulamentação do governo, há sempre um período de carência para as empresas regulamentadas tomarem as medidas necessárias para atender aos novos requisitos. No entanto, o IRS está no quinto ano de coleta de dados e agora possui dados de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 - um banco de dados substancial, pelo que a aplicação não deve mais ser uma surpresa. Consenso é que a aplicação ocorrerá este ano, mas que nem todas as cinco pontas listadas acima serão implementadas em 2019. Algumas das iniciativas de aplicação serão fragmentadas ou graduais ao longo do tempo.
É compreensível que o departamento do Tesouro dos EUA usaria todos os meios disponíveis para aplicar os relatórios da FATCA, inclusive pressionando os Bancos Correspondentes. & nbsp; No entanto, a eliminação dos riscos já é um grande problema para o setor bancário global. & Nbsp; Enfatizar as preocupações do FATCA simplesmente contribui para as já difíceis relações de correspondência bancária no exterior, adicionando ao escrutínio já pesado desses bancos no exterior.
Nos últimos anos, o Tesouro dos EUA entrou em contato com as jurisdições fiscais com os IGAs para finalizar acordos e com os IGAs do Modelo 1 para coletar e trocar dados fiscais. Existem doze IGAs que ainda estão "de acordo em substância" e um número desconhecido de IGAs do Modelo 1 que falharam ao configurar sistemas para coletar e trocar dados. & nbsp; Devemos esperar que esses acordos não sejam rescindidos unilateralmente, mas um prazo final será estabelecido.
Os cidadãos fiscais dos EUA são obrigados a declarar ativos no exterior por meio dos formulários FBAR e 8938. Ao combinar essas declarações de ativos com os formulários 8966 do FATCA arquivados pelas instituições financeiras estrangeiras, o IRS pode identificar as instituições financeiras estrangeiras que não estão cumprindo suas obrigações de relatório do FATCA. & nbsp; A recente adição de um campo GIIN no formulário 8938 parece sugerir a dificuldade que o IRS está tendo de combinar ativos estrangeiros autodeclarados com seus FFI. & nbsp; Atualmente, este campo GIIN é opcional, mas esperamos que se torne obrigatório nos próximos anos. & nbsp; Se o IRS espera para iniciar a aplicação até que este campo GIIN seja obrigatório, ou se eles usam uma amostragem para iniciar a aplicação este ano, ainda é indeterminado.
Para os FFIs que se reportam diretamente ao IRS, o prazo de certificação do RO passou apenas recentemente. & nbsp; Esperamos que a comunicação contínua com essas instituições financeiras financeiras obtenham conformidade. & nbsp; Não esperamos nenhuma ação importante este ano.
A aposentadoria do Programa de Divulgação Voluntária Offshore (OVDP) da Receita Federal em 28 de setembro de 2018 parece estar em preparação para a execução de violações do FATCA contra cidadãos dos EUA em violação dos requisitos de relatórios e pagamento de impostos. O ponto de identificação para identificar contribuintes dos EUA identificados nos Formulários 8966 FATCA e suas declarações nos formulários de imposto é o Número de Identificação Fiscal (Número de Seguridade Social). & nbsp; O relatório do inspetor-geral identificou que dos 8.000.000 de formulários FATCA arquivados, aproximadamente apenas 50% foram arquivados para ter um SSN válido. & nbsp; O Aviso da Receita Federal 2017-46 forneceu um atraso até 2020 para exigir SSNs nos relatórios da FATCA. & nbsp; Esse atraso parece ser uma admissão em nome do IRS das dificuldades que as instituições financeiras financeiras estão enfrentando na obtenção de dados TIN de seus clientes. O objetivo do programa FATCA era responsabilizar os contribuintes dos EUA. & nbsp; Esperamos que a aplicação neste ponto, mesmo que seja fragmentada, responda às críticas de inação do relatório do Inspetor-Geral.
2. Os IGAs do FATCA estão listados aqui https://www.treasury.gov/resource-center/tax-policy/treaties/pages/fatca.aspx
3. https://www.irs.gov/pub/irs-drop/n-17-46.pdf
Sobre a Conformidade Trans World:
A Trans World Compliance Inc. oferece seu principal produto, CRS / FATCA OneTM, para simplificar os requisitos de conformidade e regulamentares dos EUA, instituições financeiras estrangeiras, órgãos reguladores fiscais e governos. O CRS / FATCA OneTM economiza tempo, reduz despesas gerais e melhora a precisão da conformidade com os regulamentos e mandatos regulatórios internacionais, centralizando dados, levantando bandeiras, rastreando correções, relatórios automatizados e fornecendo uma auditoria independente de políticas e procedimentos de terceiros. O CRS / FATCA One ™ foi criado para o O objetivo dos relatórios regulamentares do FATCA e CRS, desenvolvido por especialistas internacionais em conformidade e TI, segue uma gama completa de padrões internacionais e suporta várias bases de regras com especificações para diferentes jurisdições e ano de referência.
Trans World Compliance Inc
1829 Greenplace Terrace
Rockville, MD 20850 USA
www.transworldcompliance.com
info@transworldcompliance.com