O que é FATCA?
O Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA) instrui o Tesouro dos EUA a coletar informações sobre contas offshore mantidas por pessoas dos EUA. As empresas americanas enviam os formulários W-2 ou 1099 aos indivíduos e ao IRS para notificá-los sobre os rendimentos auferidos e, então, o IRS espera que os indivíduos declarem essa renda em seus formulários fiscais anuais. De forma semelhante, as instituições financeiras estrangeiras reportam relatórios do FATCA para notificar o IRS sobre as receitas e contas offshore das pessoas dos EUA, estas informações devem corresponder ao formulário 8938 de uma declaração de ativos offshore entregue pelo individuo dos EUA.
O que é CRS?
O Common Reporting Standard (CRS) é um acordo entre mais de 100 países para a troca de informações das participações financeiras detidas por um cidadão de outro país membro do CRS. Os relatórios do CRS acontecem anualmente de acordo com a legislação local e são coordenados pela OCDE, com o prazo final de intercâmbio de 30 de setembro do mesmo ano.
Quando é que os relatórios do CRS e FATCA devem ser entregues?
Para os Estados Unidos FATCA IGA Modelo 2 e países não IGA, os reportes do FATCA são até 31 de março. Para os países do FATCA IGA Modelo 1 dos EUA, a autoridade tributária local deve apresentar as declarações até 30 de setembro. Da mesma forma, as autoridades fiscais locais devem trocar informações fiscais até 30 de setembro do ano. Observe que as instituições financeiras em países do Modelo 1 IGA e os registros dos CRS são governados pela lei local, que geralmente tem seus próprios prazos de registro. Consulte www.TransWorldCompliance.com para uma lista completa dos prazos de reporte locais.
O que é uma pessoa americana (US Person)?
De acordo com o que é declarado no formulário W-9 do IRS, para fins de impostos federais, se considera uma pessoa americana (US Person):
-
Um indivíduo que é um cidadão americano ou estrangeiro residente nos EUA;
-
Uma parceria, corporação, empresa ou associação criada ou organizada nos Estados Unidos ou sob as leis dos Estados Unidos;
-
Uma propriedade (que não seja estrangeira); ou
-
Um trust doméstico (conforme definido na seção 301.7701-7 dos Regulamentos).